MÃOS DE FADA


Mãos de fada

As fadas, muitas vezes, usam os seus poderes para premiar os bons e castigar os maus. Mas, no que diz respeito ao carácter, parecem-se muito com os seres humanos, e tanto podem ser más como boas. As más são frívolas, perversas, comprazendo-se em trazer perturbações para o homem. As boas mostram-se gentis, amigas e dispostas a colaborar com as pessoas com quem simpatizam. Em tempos imemoriais, porém, as fadas eram consideradas extremamente perigosas.

As fadas possuem uma extrema habilidade nos trabalhos manuais; daí a expressão para designar uma mulher muito hábil em trabalhos femininos: fulana tem mãos de fada.

As fadas dos cantos de encantamento são, em geral, muito boas, prestimosas, amigas dos homens e muitas vezes aceitam ser madrinhas das crianças comuns. As crianças amadrinhadas pelas fadas crescem acompanhadas por elas, que as auxiliam nos momentos difíceis das suas vidas. É interessante notar que, se as fadas aceitam ser madrinhas de um criança, esse batizado não se faz nas igrejas. Isto porque a tradição cristã reconhece o carácter pagão desses seres, o que os torna incompatíveis com os cerimoniais da religião cristã.

José Carlos Leal é psicólogo junguiano e escritor.

Um comentário:

  1. Deste texto magnífico sobre fadas, já que não importa nossa idade as fantasias continuam existindo em nossa mente, destaco estas frases:
    "As fadas dos cantos de encantamento são, em geral, muito boas, prestimosas, amigas dos homens e muitas vezes aceitam ser madrinhas das crianças comuns. As crianças amadrinhadas pelas fadas crescem acompanhadas por elas, que as auxiliam nos momentos difíceis das suas vidas."
    Em meu blog O Brasileirinho voltado para crianças e jovens de todas as idades, tenho recebido muitas mensagens de crianças e adultos relacionadas ao tema.
    Amei o texto. A fada é muito linda! Fica a pergunta: será se existem fadas de outras cores e menos perfeitas?

    ResponderExcluir